segunda-feira, 24 de março de 2008

Para que Deus nos chama (Romanos 1:1-7)



Por Thiago Antunes


O Apóstolo Paulo ao escrever aos Romanos principia sua carta realçando e intensificando a urgência que Deus tem para a salvação dos homens, para com o serviço e caráter cristão.
O interessante disso tudo é que o apostolo apresenta um Deus que se importa com os homens e convoca seu povo para o seu grande propósito. Para tal o apóstolo utiliza várias vezes a palavra "chamados".
A palavra "Chamada" no dicionário significa: Ação de chamar; chamamento, chamado; Prolação em voz alta do nome de diferentes pessoas, para verificar se estão presentes; Antigo toque militar, com a finalidade de reunir as tropas; Toque para reunir; Sinal que o revisor põe nas provas para indicar a emenda a fazer; Admoestação censura observação; Puxão.
Será que de fato estamos prontos, presentes, dispostos, animados para se submeter a tua vontade.
Vejamos para que Deus nos chama:


1. Deus nos chama para pertencer a Jesus Cristo v.7

Paulo apresenta o caráter universal de Deus para salvação dos homens. Deus deu o toque de reunir quando enviou o seu filho Jesus para morrer por nossos pecados. Ele estava em Jesus reconciliando a humanidade. O Senhor através de Jesus estava convocando os homens a pertencer uma vida mais abundante. A ter dentro de si a Zoe de Deus. O Senhor estava convidando os homens a serem participantes da sua natureza. Sermos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Nenhum deus em qualquer religião trata os homens de tal maneira. Somente o Deus do cristianismo se portou de tal maneira. Que convite maravilhoso e gracioso. Pois sabemos na nossa própria experiência de vida que somos indignos de tal amor. Portanto, amados de Deus façamos valer o sacrifício de Cristo em nosso favor. Não resistamos o chamado de Deus. Ele está na porta do teu coração lhe convidando a viver uma nova vida. Talvez você esteja andando errante, desesperado, sem sentido, vazio, sem forças. Há esperança para você. Só existe rua sem saída para quem não olha para Jesus. Ouça a voz de Deus no seu coração dizendo: "Eu te amo. Morri por ti. Venha viver uma vida de abundância ao meu lado".


2. Deus nos chama para sermos santos v.8

Quando pertencemos ao Senhor passamos a ser participantes de sua natureza. Isto é começamos a ser semelhantes a Jesus. As nossas emoções, o nosso intelecto e a nossa vontade se submetem ao querer de Deus. Não existe a possibilidade de pertencer a Jesus e continuar o mesmo. Paulo estava incitando os cristãos de Roma a desenvolverem sua salvação. Ele estava mostrando aos cristãos que a caminhada cristã é um longo processo e que precisamos ser transformados dia após dia. Apesar de pertencermos a Jesus precisamos lutar contra os desejos que promovem a inimizade contra Deus. Eis aí um grande desafio. Por isso o apostolo da um "puxão" aos cristãos para não se conformarem com os valores mundanos (sistema anti-Deus). Paulo admoesta aos romanos a se santificarem mais e mais, isto é se tornarem semelhantes ao Senhor Jesus em todas as dimensões de sua existência. Andar como Jesus andou viver como Jesus viveu. Pode parecer impossível, mas não precisa temer, pois a natureza de Deus (Espírito Santo) nos consolará e nos ajudará em todas as coisas. Ser santo é ser alegre, feliz, cheio de amor, paz, longaminidade, esperança, honesto, coerente, justo. É estar disposto a renunciar a si mesmo por amor a Deus e seu reino. Queridos saibam que precisamos ser santos em todo tempo e lugar, e não apenas na igreja.


3. Deus nos chama para servir v.1

Deus tem um ministério para cada um de nós. Paulo foi chamado para ser apóstolo, Filipe evangelista e você já conhece seu chamado? Deus nunca chama pessoas preguiçosas, sujas, ímpias para o seu santo ministério. Quando ele chamou Paulo, este pertencia a Jesus, estava se santificando e submetendo a vontade de Deus. O Senhor te chama para o serviço cristão, Deus conta com você. Mas para tal é necessário andar com Jesus. Isto é precisamos ter intimidade com Deus, coragem, renúncia e dedicação. A humanidade esta carente de servos íntegros e honestos. Pessoas compromissadas com evangelho. Na geração de Paulo Deus pode contar com ele. Será que hoje Deus pode contar com você? Irmãos para servir ao Senhor não se precisa ser especial, ter dinheiro, posição social, etc. Precisa-se de intimidade e santificação. Urge o momento de purificarmos nossos corações e nos prepararmos para guerra. O Senhor esta reunindo suas tropas. Prepare-se. Deus vai te usar.


Conclusão

Queridos estejam atentos com os nossos ouvidos, pois o Senhor têm nos chamado para uma grande obra. Não resistamos ao seu chamado. Mas que possamos nos entregar totalmente ao Senhor e sua vontade. Porque somos feituras de Deus e criados para as boas obras.


Nele que capacita os chamados.